Assim como os sistemas Sisu e Prouni, o Fies é uma das ferramentas utilizadas para ingressar no nível superior de ensino. A proposta é destinada aos estudantes que não podem pagar integralmente a sua formação, mas também dispõe de algumas regras de funcionamento.
Estar em dia com o Fies é uma das principais cláusulas, pois do contrário, o estudante pode estar sujeito a implicações. Se você não quer ter problemas e deseja atualizar o seu atraso com o programa, saiba o que fazer lendo o texto a seguir:
Quem está pensando em começar a estudar através do FIES 2022, deve saber que a inciativa é voltada para estudantes de renda média ou baixa. O programa tem muitos objetivos e um deles é promover a educação superior para o máximo de estudantes possível.
Para poder atender à grande procura de bolsas, o Fies requer o pagamento trimestral de um valor básico para os estudantes de bolsa parcial. Além dessa taxa, é necessário que os beneficiários passem a pagar o financiamento após o curso.
As bolsas ofertadas pelo Fies são muito procuradas, pois promovem juros bastante acessíveis. E vale lembrar que as vagas ficam disponíveis para diversos cursos.
A longo prazo, o Fies visa diversificar o cenário profissional do país, melhorando a capacitação dos futuros trabalhadores e promovendo formação de qualidade através de parceria com instituições de ensino.
O que acontece quando deixo de pagar?
O Fies é um financiamento como qualquer outro, e por isso, quem descumpre com as cláusulas previstas em contrato tal como o aditamento FIES 2022, pode acabar saindo prejudicado.
Em primeiro lugar, se ainda estiver cursando a graduação e passar a dever os pagamentos trimestrais, o estudante pode perder a bolsa e precisar trancar o curso.
Como o contrato é firmado entre o programa e o estudante através de uma instituição financeira, quem descumpre o acordo e deixa de pagar fica sujeito a cobrança de juros e ainda pode acabar com o nome sujo no SERASA.
Como regularizar a minha situação?
Emitir o seu boleto FIES 2022 e regularizar a sua situação com o programa é mais simples do que você imagina. A maioria dos serviços do Fies é promovido pelo SISFIES.
Acessando o sistema através do site, você deve informar os seus dados de estudante e buscar por opções para negociar a sua dívida e gerar o seu boleto.
Os valores são atualizados assim que você emite a guia de pagamento, então depois é só cumprir com o boleto em algum banco ou casa lotérica para regularizar sua situação.